Aqui pode acompanhar críticas dos filmes que vejo (uma enorme parte comédias românticas), a história do cinema e dos seus festivais, as personalidades importantes, e muitos outros assuntos.
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
Filmes sobre adolescentes
A idade da confusão, do quem sou eu?, a maioria desses filmes são constituídas por uma data de pessoas bonitas e perfeitas e os suas trágicas histórias de amor mas estes não, estes tem todos algo importante a dizer e divertiram-me, fizeram-me rir, pensar, etc.
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
Aladdin
A história de um rapaz de rua e o seu macaco que com a acidental ajuda do "eu é que mereço ser sultão" Jafar torna-se amo do génio que lhe concederá 3 desejos tem várias teorias entre elas:
A história passa-se no futuro não no passado- O Génio não estava na lâmpada no século 3, ele faz um comentário a dizer que a roupa para o Aladdin se disfarçar de príncipe "é tão século 3". Assim sendo que o génio passou 10 mil anos dentro da lâmpada então ele só saiu em 10 mil e trezentos depois de Cristo. Mas ele ainda imita os trejeitos de personalidades do século 20, como Jack Nicholson e Groucho Marx e parece pronto para ir a Disney tendo umas orelhas do Pluto o que significa que ele conheceu Aladdin nos finais do séc 102.
Tudo foi uma história inventada pelo vendedor-Vê como ele tenta não deixa fugir o comprador, ele vai falando deste e daquele objeto até que vendo que não tem sorte nenhuma vira-se para a lâmpada e conta a história do Alladin. E o que a teoria diz é que foi inventada.
Mas a única teoria confirmada é que, o vendedor e o génio são a mesma pessoa- Passados alguns anos o génio decide tornar-se vendedor, as semelhanças são a voz das personagens ser o Robin Williams, a roupa do vendedor ser azul como o génio, as suas faixas serem vermelhas e ambos têm apenas quatro dedos. Os diretores chegaram a dizer que estava previsto a revelação ser feita mas devido aos cortes e a edição foi impossível.
Clique no vídeo para ver qual poderia ser a descrição do antigo amo do Génio
domingo, 13 de novembro de 2016
Tim Burton Filmes
Sabe os filmes Franknewinnie, em que Victor traz o seu cão a vida e acaba a trazer tempo centenas de monstros para a sua cidade, Noiva Cadáver em que um nervoso noivo vai para ao mundo dos mortos quando por um incidente pede em casamento uma morta e O Estranho Mundo de Jack, em que Jack Skellington o rei da Cidade do Halloween que está aborrecido com o que faz descobre a cidade do Natal e decide que quer este ano fazer ele de Pai Natal? Á primeira vista a única coisa que teriam em comum era serem escritas por Tim Burton (O Grande Peixe, Eduardo Mãos de Tesoura). Mas levantou-se a questão de todos os protagonistas serem um só, Victor Frankenstein é a criança mais tarde ele cresce tornando-se no Victor Van Dort e quando morre no Jack Skellington. E estes Victores têm a mesma estrutura fina e alta e palidez de Jack. Veja você mesmo.
Todos os eles tem também cães os primeiros dois chamados Sparky, Scraps e o terceiro Zero, que mudou de nome depois de Victor se tornar o Jack. Eles também são muitos semelhantes.
Claramente a teoria não é verdadeira por uma simples e grande razão. Entre elas há muitas dezenas de anos. Frankenstein vive nos finais do século anterior, Van Dort habita no século 19, a história de Jack também se passa na altura da de Frankenstein (deduzindo pelas imagens das casas que vemos durante a entrega dos presentes) o que impossibilita se ter cansado dos muitos muitos anos a que está a fazer a mesma coisa e para além disso não há qualquer indicação que ele já tenha sido humano.
Provavelmente o diretor quis fazer homenagens quis poupar trabalho quem sabe mas não deixa de ser divertido.
sábado, 12 de novembro de 2016
Momentos românticos do cinema- Quiz 2
Sim vários momentos são piegas e lamechas, mas não
podemos negar que ás vezes sonhamos em como era estar daquele lado e até
os invejamos os pombinhos. Porque tal como, Alvy Singer para Annie
Hall, eu amo-te é muito fraco para o que o casalinho sente, por isso
sempre acabam por tornar os seus momentos mais especiais, românticos e
inesquecíveis.
A questão é um romântico incurável? Lembra-se destes momentos?
2. Para se sentiram sempre juntos criaram a música "Come what may" em?
3. Quem na "Primeira Noite de um Homem" interrompe o casamento da amada gritando o nome dela pela janela?
4. Em que filme Adam Sandler canta num avião para Drew Barrymore?
5. O que é que faz Edward Lewis antes de Vivian ir embora?
6. Em que filme o casal para uma manifestação e saltam para a fonte para finalmente se encontrarem?
7. "No matter what happens tomorrow or for the rest of my life I'm happy now because I love you". Quem disse?
8. Depois de Jake Ryan ter dito "Happy Birthday, Samantha. Make a wish." o que é que Sam diz?
9. Que música dedica John Cusack a Ione Skye em Não digas nada?
10. O que acontece depois de Tom ter passado a noite com Summer?
9. Que música dedica John Cusack a Ione Skye em Não digas nada?
10. O que acontece depois de Tom ter passado a noite com Summer?
Quando Juno enche a caixa de correio de Paulie com os Tictacs favoritos Juno (2007) |
A melhor aventura de Ellie foi com o seu marido Carl Up- Altamente (2009) |
Soluções:
- "We´ll always have Paris"
- Moulin Rouge
- Ben Braddock
- Um Casamento Quase Perfeito
- Sobe as escadas do seu prédio com flores na mão e faz-lhe uma declaração
- Forrest Gump
- Phil Connors em "O Feitiço do Tempo"
- "It already came true"
- In your eyes de Peter Gabriel
- Uma enorme cena de dança protagonizada pelo mesmo ao som de You make my dreams come true de Hall & Oates
Filmes dos Anos 80- Parte 4
Os anos 80 foram o marco para a música, a moda e também para o cinema. Alguns dos filmes responsáveis são:
O Clube dos Poetas Mortos (1989)- Um drama passado num colégio interno masculino, sobre a imensão pressão sofrida pelos rapazes, e principalmente o modo errado como são ensinados a agir, algo que o novo professor de inglês vai mudar. Keating vai incentivá-los a aproveitarem a vida e a pensarem por si mesmos, o que as inspira a refazer o lendário clube que dá nome ao filme. O problema é que o Senhor Keating é um dos poucos que acredita numa sociedade menos rígida, e assim é tomado como um desordeiro. Repleto de momentos icónicos e citações que levamos para a vida, este filme é dirigido por Peter Weir e protagonizado por Robin Williams, Ethan Hawke no seu primeiro papel e Robert Sean Leonard. Simplesmente um dos que se tem ver ao menos uma vez na vida.
O Clube dos Poetas Mortos (1989)- Um drama passado num colégio interno masculino, sobre a imensão pressão sofrida pelos rapazes, e principalmente o modo errado como são ensinados a agir, algo que o novo professor de inglês vai mudar. Keating vai incentivá-los a aproveitarem a vida e a pensarem por si mesmos, o que as inspira a refazer o lendário clube que dá nome ao filme. O problema é que o Senhor Keating é um dos poucos que acredita numa sociedade menos rígida, e assim é tomado como um desordeiro. Repleto de momentos icónicos e citações que levamos para a vida, este filme é dirigido por Peter Weir e protagonizado por Robin Williams, Ethan Hawke no seu primeiro papel e Robert Sean Leonard. Simplesmente um dos que se tem ver ao menos uma vez na vida.
Os Fantasmas Divertem-se (1988)- Tim Burton traz-nos uma história passada no meio de nenhures sobre um casal que se dedicou imensamente a uma casa onde iriam viver com os seus fillhos por nascer, mas os planos acabaram já que eles morreram. Antes de puderem ganhar as suas asas terão de ficar 125 anos na sua casa e ao que parece com os detestáveis novos donos vivos. Para que isso não aconteça ou os expulsam sozinhos ou contrário do que lhes aconselharam chamar o "bio-exorcista" fanfarrão Beetlejuice. Estrelado por Michael Keaton, Winona Ryder, Alec Baldwin e Gena Davis este filme é divertidamente bizzarro, é mórbido e repleto de humor negro mas tem um clima estranhamente familiar. E para deleite de muitos uma sequência está para vir.
Clue- O Jogo do Crime (1985)- Um intrigante e divertido mistério sobre seis pessoas, todos elas chantagiados pela mesma pessoa, convidados para uma casa longe da cidade onde são envolvidos num homicídio e agora têm de descobrir quem é o culpado, baseado no jogo de tabuleiro com o mesmo nome. As perosnagens são a Sra. Peacock (Eileen Brennan) a mulher do senador que anda a aceitar subornos, Wadsworth (Tim Curry), o mordomo numa situação dificil com o patrão, Sra. White (Madeline Kahn) acusada de ter morto o marido, Professor Plum (Christopher Lloyd) que se envolveu com uma paciente, Sr.Green (Michael McKean) um homossexual que não pode ser descoberto se não é despedido, Coronel Mustard (Martin Mull) que ganhou dinheiro da forma mais errada, Sra. Scarlet (Lesley Warren), dona de uma agência de acompanhantes. Com três bons finais e excelentes interpretações.
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
Doutor Estranho
A Marvel traz uma aventura fantástica estrelada por Benedict Cumberbatch como o Doutor Steven Strange, auto-centrado, narcisista bem sucedido neurologista que muda a sua vida quando tem um acidente. Para encontrar a cura ele muda-se para o Nepal e encontra a Kamar-Taj, onde pela meditação irá encontrar a sua cura. Lá ele vai ser ensinado pela a Anciã, que vê nele suficiente potencial para derrotar o seu antigo aprendiz Kaecilius que agora serve Dormammu (tudo nome fácil de pronunciar mesmo), porque acredita que com as trevas estaremos mais bem servidos já que a humanidade não tem de sofrer com a morte.
Muita coisa acontece em pouco tempo afinal ele era um egocêntrico que passou a defensor do mundo mas naturalmente. Claro que a brilhante interpretação de Benedict Cumberbatch (Sherlock Holmes, O Jogo da Imitação) ajudou, aliás o filme é cheio de atores excelentes Tilda Swinton, que nem o Morpheus de Matrix (As Crónicas de Nárnia, Salvé, Cesar) Chiwetel Ejiofor (12 anos Escravo, Perdido em Marte), Rachel McAdams (O Caso Spotlight, Meia-Noite em Paris), etc. O diretor é Scott Derrickson conhecido por filmes de terror como O Exorcismo de Emily Rose.
Um filme de super-herói, bem contra o mal blábláblá mas traz ideias interessantes, sobre o espaço-tempo até perguntado leve levemente mas existe. Visuais estonteantes e efeitos especiais animados, "animados", com ideias interessantes. Arranjaram maneira de fazer um final bem interessante. Explicitando toda a gente sabe que o clímax do filme do género é o herói contra o vilão e o bonzinho salva o dia e nessa luta destroem toda a cidade a sua volta e arranjaram uma maneira bem inventida e engraçada para contornar a situação. A minha única crítica era que uma ou outra fala era completamente idiotas, escrito por criancinhas com certeza. E talvez que apesar de excelentes efeitos, alguns lembram A Origem, mas já que o filme de 2010 ganhou Óscar não percebo porque Doutor Estranho não havia de levar.
Aconselho absolutamente.
Curiosidades:
- Enquanto filmava Benedict comprou um comicbook do Doutor Estranho vestido como ele;
- Os criadores do Doutor Estranho basearam a sua aparência no ator Vincent Prize, o nome do meio dele é Vincent;
- A razão por qual Benedict aceitou o papel foi exatamente o espiritualismo da personagem, algo que tem sido uma grande parte da sua vida;
- Na banda-desenhada a Anciã é um homem, no filme uma mulher uma decisão tomada pelo diretor que achava que um ancião é um estereótipo de como os americanos viam os asiáticos e não uma pessoa real;
Clique para ver a apresentação do Trailer pelo próprio no programa do Jimmy Kimmel
Animações
Quer seja por ser inovadores, pela sua relevância nos assuntos, por grandes engraçados, dolorosos, icónicos momentos estas que são normalmente enganados por filmes apenas para crianças as minhas animações preferidas (por nenhuma particular ordem).
WALL-E (2008)
A terra chegou a uma situação extrema. Agora os obesos humanos estão a viver em naves e os únicos habitantes da Terra são Wall-E e a sua amiga barata que estão a limpar os resíduos lá deixados, entretanto ele apaixona-se por EVE e segue a pelo universo quando os humanos decidem vir buscar.
sábado, 5 de novembro de 2016
Casablanca
Um classicão (que "as time goes by" continua a dar que falar) drama romântico dirigido por Michael Curtiz passado em 1941, em Casablanca, um local que albergava refugiados da segunda guerra. Chefiado por Rick Blaine (Humphrey Bomgart) que vai albergar Victor Lazslo que está acompanhado por Ilsa Lund (Ingrid Bergman) um antigo amor de Paris. E neste cenário de guerra, confusão, medo o amor dos dois volta a renascer. Este drama com seis citações na American Film Institute entre elas "Louis, penso que este é o início de uma bonita amizade", "Sempre teremos Paris, tem muitas curiosidades.
E aqui para relembrar "As Time Goes By"
Algumas são:
- Muitos dos nazys eram judeus alemães que fugiram da Alemanha;
- Originalmente Howard Hawks era suposto dirigir o filme e que Curtiz iria dirigir Sargento York mas depois de um almoço eles aperceberam-se que o projeto do outro se identificava mais com ele e trocaram;
- No início do séc Madonna teve a ideia de refazer este filme com ela no papel de Ilsa e Ashton Kutcher no de Rick, ela propôs a todos os estúdios e ninguém a aceito, um deles disse que esse filme era intocável;
- Bogart usava saltos para compensar a disparidade de alturas com Ingrid;
- As cartas de trânsito nunca existiram foram simplesmente um instrumento de roteiro trazidos pelos roteiristas, Joan Alison sempre esperou que alguém a contrariasse mas nunca ninguém o fez;
- Dooley Wilson era um guitarrista profissional não um pianista, a música foi gravada por Elliot Carpenter que estava a tocar atrás de uma cortina ao mesmo tempo da gravação da cena de maneira a que Dooley conseguisse copiar os seus movimentos de mão;
- O que é dito é Toca, Sam.Toca "As Time Goes By"por Lisa e "Tocaste-o para ela, podes tocá-lo para mim. Se ela consegue, eu consigo, então Toca nunca mas nunca "Toca outra vez, Sam";
- Em 1943, o famoso comediante Jack Benny parodiou o filme no programa de rádio uma das falas era "Sam, Sam tocas a música outra vez, todas?", provavelmente esta é a origem do mito "Toca outra vez, Sam.";
- Na primeira cena de Rick ele é visto a jogar xadrez, um dos jogos favoritos de Bogart;
- Hal B. Wallis não queria Humphrey a usar um chapéu muitas vezes no filme, porque ele pensava que fazia com que ele parecesse um gangster;
- "The Casablanca Hanger" no aeroporto Van Nuys foi construído em 1928 e demolido em 2007;
- Anteriormente ao lançamento do filme, boatos circularam que Bogart estava a aprender sueco com Bergman e que Paul Henreid adoptou os filhos do jardineiro do pai refugiados na Europa. Mas nada é verdadeiro;
- A WB queria remover "As Time Goes By" mas Ingrid Bergman tinha já cortado o cabelo para o seu próximo filme, assim Michael Curtiz foi impossibilitado de regravar a cena;
- Depois de Rick fazer um favor a um jovem casal, Sascha diz uma fala em russo que se traduz para "Uau, que homem. É notável".
Clique para ouvir o roteirista Julies J. Epstein falar sobre o seu filme
E aqui para relembrar "As Time Goes By"
sexta-feira, 4 de novembro de 2016
Comédias Românticas
Algumas são fantasias, outras dramas, mas todas retratam uma coisa o amor. Ultrapassam os clichês e chegam ao nosso coração apaixonado uns de uma maneira sofisticada outros menos mas tudos chegam ao coração de uma maneira encantadora. Os meu top 10 é:
Subscrever:
Mensagens (Atom)