domingo, 2 de outubro de 2016

Cinema dos anos 50/60- Parte 1

A últimas décadas da era de ouro do cinema, com a musica clássica a acompanhar cada cena e que trouxe dos mais brilhantes romances, musicais, dramas e tudo mais. Algumas das obras que ficaram para a história foram:

Serenata à Chuva (1952)- Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois famosos atores que tem de fazer a transição de filme mudo para falado, em que Don se adapta muito bem mas Lina não. Por isso será dobrada por Kathy Selden (Debbie Reynolds), uma jovem com uma voz melodiosa por quem Lockwood se acaba por apaixonar. Um dos melhores musicais de todos os tempos que inclui clássicos momentos, como Kelly empoleirado nos postes cantando e dançando pela rua fora ou o número de Debbie, Gene e Donald enquanto cantavam Good Morning.

Fúria de Viver (1955)- O ícone James Dean é Jim Starks, um jovem acabado de chegar a uma nova cidade, na qual faz amigos John "Plato" Crawford (Sal Mineo) e Judy (Natalie Wood) e inimigos que o vão meter numa grande alhada. Um drama sobre a vida adolescente as confusões e angústias que fazem parte. Foi nomeado para o Óscar de melhor guião original, e de melhores atores coadjuvantes graças a Mineo e Wood. Um filme importante algo datado, dono da famosa frase "Estão a dar cabo de mim!" dito por Jim sobre os pais estarem constatemente a discutir, a confundi-lo e ignorá-lo.

A primeira noite (1967)- O perdido jovem Ben Braddock (Dustin Hoffman) vê-se metido entre a vizinha casada Sra. Robinson (Anne Bancroft) como quem se envolveu e a sua filha Elaine (Katharine Ross) por quem está perdidamente apaixonado. Um filme de passagem para a idade adulta fala sobre as expectativas para os jovens, os casamentos vazios e as vidas sem ânimos e de fachada, os dois últimos personificados na famosa Sra. Robinson. Dirigido por Mike Nichols e com a banda sonora pelo grupo Simon e Garfunkel, tornou-se um sucesso de bilheteria e crítica. É um clássico até hoje atual, referenciado em todo o lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário