sábado, 4 de março de 2017

Vicky Cristina Barcelona

Em Barcelona, estão duas americanas em férias. As amigas, Cristina, que veio para fugir do fracasso do filme em que tanto trabalhou e talvez para encontrar novos amores e Vicky, vem nesta viagem para estudar mais sobre o curso em que se está a formar identidade catalã. Quando no salão de arte em que estão com Judy e Mark parentes afastados da Vicky, Cristina avista exatamente aquilo que procura Juan Antonio, um pintor com uma vida conturbada ex-marido de alguém que o tentou matar, então mais tarde quando ele a convida e a sua amiga para irem a Oviedo com ele, enquanto Vicky a mais com os pés na terra recusa, Cristina já está a imaginar a aventura.
Nesse fim-de-semana a Vicky passa a gostar mais de Juan e depois da Cristina ter de ficar de cama, ela percebe o quanto gosta dele. Mas ela vai casar e como Juan não se quer intrever no casamento, ele salta para a Cristina. Os dois acabam-se por dar bem, eles falam a mesma linguagem a do sentimento, da vida insegura, rebelde, ao contrário do que a sociedade pensa achar certo. Tudo estava a correr bem, Cristina estava a achar que sentia que tinha finalmente encontrado o que queria (menos para a Vicky que agora sentia que a sua segurança Doug não era o que ela queria) até que chega Maria Elena, a sua ex-mulher maravilhosa mas com quem o seu relacionamento não resultava, visto ela ser problemática. 
Em paisagens espanholas, ambientadas pelas obras de Gaugin, Miró, temos uma confusão no amor, todos os conceitos dão errado, como em muito filme de Allen tudo dá errado. Vicky descobre que algo seguro talvez não chegue, ficando perdidamente a sonhar com o pintor, Cristina não quer a relação a três em que se meteu, mesmo não sabendo o que quer mas tem a perfeita noção do que não quer mais e Antonio parece fadado a não conseguir dar certo com ninguém. Afiadas questões sobre as relações, o amor e a vida, tudo isto acompanhado da guitarra espanhola, por qual Vicky estava muito apaixonado. Scarlett traz a sensualidade e perversidade para uma personagem aventureira, Bardem é o típico artista torturado com a barba por fazer, que se resignou que a vida não tem qualquer sentido (ambos foram os primeiros a serem pensados para os seus papéis), Rebeca Hall está muito bem na "pessoa normal" e Cruz vive a cima das expectativas criadas por Juan Antonio desde que aparece, todo o cast tem uma química e energia perfeita. 
Estamos rodeados por arte, belas sítios, boa música, e uma boa aventura. Vamos ter a sensação já vi isto várias vezes mas eu garanto é uma boa companhia.

Elenco: Scarlett Johansson (Rapariga com Brinco de Pérola), Penélope Cruz (Voltar), Rebeca Hall (O Terceiro Passo), Javier Bardem (Mar Adentro), Patrícia Clarkson (Ela é Fácil), Chris Messina (Argo)
Escrito e dirigido por Woody Allen
Ano: 2008

Curiosidades:
  • Javier Bardem e Penélope Cruz interpretam um casal divorciado no filme. Na vida real eles começaram uma relação enquanto trabalhavam no filme e casaram em Julho de 2010;
  • Para as cenas em que Juan e Maria falam espanhol um com os outros, os atores foram encorajados para improvisar;
  • O filme inclui várias pinturas pelo artista catalão Agusti Puig. Puig foi contratado para criar uma pintura para o filme, e o resultado foi La Protectora mas não foi usado no set;

Trailer (sem legendas)

Sem comentários:

Enviar um comentário