quarta-feira, 1 de março de 2017

A Corda

"Bom e mau foram feitos para os homens vulgares que precisavam deles", frase esta proferida pelo mesmo homem que acredita que os privilegiados os superiores, tem todo o direito de assassinar aqueles de vidas insignificantes, no filme de 1948 de Hitchcock, um dos "perdidos" do diretor. Um dos que fazem parte dos que o diretor comprou os direitos para que as suas obras não fossem vistas de maneira alguma, e o público só voltou mesmo a vê-las com a sua morte na década de 80. Este é sobre Philip e Brandon que cometem o crime perfeito, assassinaram o seu amigo David sem falha alguma, pelo simples prazer de o fazer. Levemente baseada na história dos dois famosos homicidas Nick Loeb e e Nathan Leopold, é passada na festa que os protagonistas dão para celebrar o seu crime. Os convidados são o pai e tia de David (Cedrick Hardwicke e Edith Evanson), a amiga Janet (Joan Chandler)  que estava praticamente de casamento marcado com David, o seu amigo Kenneth (Douglas Dick) ex-namorado de Janet, e um antigo professor dos dois homicidas, que sempre lhes ensinou " O homicídio é um crime para uns e um privilégio para outros". Temos John Dall com um particular senso de humor mórbido, com um sádico personagem, carisma para dar e vender tal como autoconfiança e em contraponto Farley Granger, completamente assustado, durante todo o filme está a morrer de medo de ser apanhado, em posição defensiva. James Stewart está aqui também como a antigo professor dos assassinos que serve como um detetive, personagem que nem nós nem eles sabemos como vai reagir se ou quando descobrir a verdade. Baseado numa peça de teatro o diretor insiste em fazê-lo parecer como tal gravando-o com longos planos de sequência, não normal para a época, algo que mais tarde foi descrito como uma exibição pelo próprio diretor, uma experiência que não deu certo algo que praticamente todo o mundo discorda. É também passada em tempo real os 80 minutos são o tempo do jantar (exceto um salto de 20 minutos que nem o mais minucioso repara). Nós somos levados para este jantar com interessantes personagens, particularmente um incrivelmente vil e narcisista no entanto charmoso, queremos saber quando e como vai resultar a sua experiência, e entretemo-nos com o jogo de rato e gato entre Brandon e Rupert acaba, o primeiro vai dando pistas ao outro já que quer que ele saiba o que aconteceu mas quer que ele descubra sozinho. Seguimos em frente graças a um prespicaz diálogo que aos poucos vai revelando novas coisas e carismáticas performances. 
Chegamos a passar pelo amigo aborrecimento, mesmo com o mestre do suspense a comandar graças a durante todo o filme não sentirmos qualquer espécie de intriga ou mistério no ar, porque ninguém menos Rupert desconfia deles (e até esse demora um bocado), eles estão sempre a falar que o Brandon tem algo a ver com o desaparecimento do David mas nunca sentimos que estão prestes a descobrir como. O roteirista Arthur Laurents a quem originalmente o diretor tinha dito que não mostraria o assassinato no inicio criando a dúvida se eles cometeram mesmo um homicidio ou se a arca tinha um corpo, secalhar teria sido uma melhor opção. É essencialmente a obra certa para observar uma mestria técnica, muito a frente do seu tempo que chega ao ponto de conseguir fingir toda uma cidade num estúdio.

Curiosidades:
  • Primeiro filme colorido de Alfred Hitchcock;
  • Foi banido num vasto número de cidades americanas graças a ligeiramente insinuada homossexualidade de Philip e Brandon;
  • Arthur Laurents diz que o elenco costumava tratar a atriz que interpretou a empregada como tal;
  • Como o tempo de filmagem era tão longo, toda a gente fez o possível para não cometer qualquer erro, uma camera dolly chegou a passar por cima de um cameraman, mas para continuar a filmagem ele foi silenciado e afastado. Noutro momento, uma mulher poisa os seus óculos mas engana-se e não a mete na mesa. Uma mão teve de a apanhar antes que batesse no chão. Ambos filmagens manteram-se nos cortes finais;
  • Hitchcock faz uma cameo, caminhando ao longo da rua durante os créditos inicias, o seu perfil aparece também numa publicidade neon visovel pelo apartamento aproximadamente no minuto 55.
Trailer (sem legendas)

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