quinta-feira, 11 de agosto de 2016

A Garota do Vestido Cor-de-Rosa

Um clássico com já 30 anos sobre um triângulo amoroso adolescente realizado por Howard Deutch.
Andie não teve uma vida fácil a mãe foi embora, o pai Jack (Harry Dean Stanton) está frequentemente bêbado e para além disso não tem tanto dinheiro como os colegas de escola por isso é rejeitada e gozada. Tal não significando que não seja decidida e dedicada sempre a lidar com o seu futuro.
Os seus únicos amigos são Philip Dale ou Duckie, Iona também vendedora na loja em que Andie trabalha Iona (Annie Potts) e Jenna (Alexa Kenin).
Tudo normal na sua vida até que se apaixona, infelizmente por um "ricaço". Tudo parece muito bonito inicialmente mas pouco depois tem de lidar com o facto da relação deles não ser aprovada por os que estão a sua volta.
Se se está a perguntar se é tão lamechas como parece é sim.
É um filme de adolescentes que já sabemos como acaba, a diferença é que o pai desses filmes, é deste filme que os outros surgiram.É ainda hoje lembrado como um dos melhores filmes adolescentes de sempre não fosse escrito pelo mestre do género John Hughes.
O elenco é composto por Molly Ringwald conhecida pela sua antiga parceria com John como a Cinderela Andie, Andrew McCarthy como o "Príncipe Maravilha" Blane e John Creyer, hoje conhecido pela série Dois Homens e Meio, como Duckie. O elenco porta-se muito bem, há uma certa cumplicidade entre todos eles. Um especial destaque para Jonh Cryer que interpreta o melhor amigo de Andie perdidamente apaixonado por ela, a quem Cryer acrescenta maravilhosas excentricidades e o estilo próprio (a cena de playback, bom exemplo, por alguns considerado uma das melhores cenas de lipsync do cinema). E ainda Annie Potts (Os Caça-Fantasmas), Harry Dean Stanton (O Padrinho: Parte 2) e James Spader (Boston Legal). 
Fica uma nostalgia ao relembrar a roupa e a música ouvida na altura (Já não escrevam canções de amor como antes") e eu nem estive na década de 80. Também fica, um sorrisinho na cara que insiste em não ir embora.
É fell good movie que não envelhece com o tempo. 

Curiosidades:
  • Este é o favorito de Ringwald entre a sua filmografia;
  • O filme foi dedicado a Alexa Kanin, assassinada pouco antes do lançamento comercial do filme e Bruce Weintraub decorador/designer de produção que morreu de Sida aos 33 anos, este foi o último filme em que trabalhou;
  • Filmado na mesma escola de que a do filme Brilhantina;
  • Apesar da sua química a frente das câmaras, Cryer, Ringwald e McCarthy não se davam muito bem, John acredita que era por ele ser extrovertido e Andrew e Molly pessoas mais reservadas;
  • A origem deste filme veio quando Molly pediu a John que escrevesse um roteiro baseado na música "Pretty in Pink" dos "The Psychedelic Furs que era a sua música favorita na altura;
  • "If you leave" não foi a música original composta pelos OMD para o filme, era Goddess of Love", foi trocada por não encaixar com o novo final;
  • Os produtores queriam que Blane fosse um atleta musculado de queixo quadrado, por isso não iam aceitar Andrew. Porém Molly que tinha algo a dizer sobre o casting disse que ele era o tipo de rapaz porque ele se ia apaixonar.

Trailer

Sem comentários:

Enviar um comentário