segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Jersey Boys

Um drama biográfico musical baseado no musical da Brodway com o mesmo nome. Fala sobre a história do grupo Four Seasons, com especial destaque no vocalista Frankie Valli.
Realizado pela múltiplo vencedor de Óscar Clint Eastwood diretor de Sniper Americano e Million Dollar Baby- Sonhos Vencidos, lançado em 2014. Com John Loyd Young como Valli (fez esse papel na Broadway por qual ganhou um Tony), Erich Bergen como Bob Gaudio, Nick Massi representado por Michael Lomenda e Vicent Piazza como Tommy DeVitto. Ao elenco junta-se Christopher Walken (Apanha-me se Puderes, Annie Hall) com o mafioso padrinho deste grupo.
Crescidos em Jersey, estes rapazes não tiveram uma vida fácil e como DeVitto diz só tem três maneiras de saírem daquela cidade ou juntam-se ou exército e morrem, juntam-se a máfia e provavelmente morrem ou ficam famosos. Eles foram atrás da terceira.
Frankie e Tommy formaram um trio com Nick Massi e mais tarde com Bob Gaudio.
Passaram pelos nomes The Topics, The Romans, The Lovers, Village Voices etc, ao todo 18 nomes, enquanto iam tentando ter sucesso.
Depois de muitas tentativas eles conseguem finalmente gravar o seu primeiro número um, decidindo-se pelo nome The Four Seasons gravaram Sherry. Depois veio Walk like a Man e Big Girls Don't Cry fazendo três primeiros número 1 seguidos, e muitos outros sucessos vieram depois.
Uns anos mais tarde a banda desmembra-se. Tommy andava metido com a máfia devia-lhes muito dinheiro e por segurança mandaram Tommy para Nevada para terem a certeza que a sua divída era paga. Nick saiu, mais tarde descobrimos, não só por querer voltar para casa mas também por problemas de ego, ele compara-se com Ringo "Se a 4 rapazes e somos o Ringo? Mais vale passar algum tempo com os meus filhos".
No final, durante o Rock and Roll Hall of Fame em 1990, conseguimos descobrir o que é que cada personagem tem a dizer da sua história.
Eastwood fez uma boa decisão ou contratar estes atores pouco conhecidos e moderadamente talentosos, porque é fácil acreditar neles. Os números musicais são muito bons. A banda sonora é composta pelos sucessos dos The Four Seasons, cantados por eles outros por os outros e algumas músicas são cantadas pelo novo grupo The Four Seasons.
A história avança com ritmo. O problema é que nós não conhecemos ou percebemos bem as personagens e é impossível de ver como era quando eles tiveram sucesso, como eles mudaram a história da música, porque mesmo com as mesmas ao longo do filme irem falando connosco quebrando a quarta parede, a história é muita rápida e um pouco superficial.
É um filme para quem é fã desta banda ou para conhecer os tais responsáveis por clássicos como Can´t Take My Eyes Off You um sucesso ainda hoje regravado, usado em filmes como 10 Coisas que Odeio em Ti, também envolve e cativa o espectador com a história de superação do tal que vem de baixo e trabalhando acaba por ser bem-sucedido.

Curiosidades:
  • Frankie diz que quer ser maior que Sinatra. Sinatra também começou a sua carreira a tocar em clubes cujo dono é Gyp De Carlo;
  • Os atores cantaram ao vivo no set;
  • O teclista da banda Bob Gaudio teve já uma carreira antes de integrar a banda aos 15 anos ele saiu em tourné com The Royal Teens;
  • Joey Pesci diz Funny How?/ Engraçado como?. Joe Pesci interpretou uma personagem em Tudo Bons Rapazes que dizia a mesma coisa. Esse personagem foi baseado em um verdadeiro gangster chamado Tommy DeSimone. Por razões legais todas os nomes das personagens foram mudados exceto o de Henry Hill. A personagem de Joe chamava-se Tommy DeVitto. 

Trailer 


Sem comentários:

Enviar um comentário