Dirigido e escrito por Sofia Coppola (O amor é um lugar estranho), passa-se no Antigo Regime desde a chegada da austríaca princesa Maria Antonieta a França até ao início da Revolução Francesa e a queda de Versalhes. Foca-se no lado humano da rainha, fala da pressão sofrida por ela para engravidar do rei Louis XVI, do seu comportamento não tradicional, as maneiras que arranja para viver a sua juventude no palácio, e no suposto affair com o Conde Fersen.
Coppola baseou o roteiro no livro biográfico de Antonia Fraser, uma versão humana de Maria. Kirsten Dunst (Trilogia do Homem-Aranha, O Sorriso de Mona Lisa) brilha mostrando uma Maria Antonieta bonita, carismática, extrovertida, divertida, superficial, mimada, fora do protocolo. Jason Schwartzman (Grand Budapest Hotel, O Fantástico Senhor Raposo) passa perfeitamente o rei, tímido, pouco atraente, Jamie Dornan das Cinquenta Sombras de Grey, reprisa o papel do bonitão. Do elenco também fazem parte Judy Davis (Barton Fink), Rip Torn (MIB- Homens de Negro), Rose Byrne (Os Estagiários) Molly Shannon (Grinch), etc.
Os cenários são coloridos, atraentes, localizados no real palácio de Versalhes, e todos as reconstituições são feitas minuciosamente. Há um grande cuidado nos figurinos que são idênticos aos da época e ao mesmo tempo tem um significado simbólico. É menos pesado que o habitual drama histórico, é pouco factual e mais sentimental.
Há demasiados planos só das expressões de Kirsten já entendemos que ela se sente mal não precisamos que nos mostrem mais e alguns dos detalhes no roteiro são mal explicados, há coisas que só serão percebidas por alguém que estudou a história da rainha.
Poderia ser a versão do diário de Maria Antonieta, é bom para quem não tem paciência para ler ou não gosto do típico épico histórico, atrai o procurador de um filme mais leve e divertido.
Curiosidades:
- O look do Conde Ersel foi baseado em Adam Hunt um cantor dos anos 80;
- Marie Antoinette tem um hífen;
- Vinho foi servido durante todas as refeições do elenco e equipa como costume das fimagens em França;
Trailer (sem legendadas)
Sem comentários:
Enviar um comentário