quinta-feira, 7 de julho de 2016

Meia noite em Paris

Meia noite em Paris conta a história de um roteirista de hollywood bem sucedido mas insatisfeito, porque queria era estar a escrever livros. Ele viajou com a sua noiva Inez e a sua família para a cidade que mais gosta no mundo Paris, imaginando-se mesmo a viver lá.
Este filme dirigido e roteirizado por Woody Allen (Annie Hall, Celebrity), é protagonizado por Owen Wilson (The Internship, Marley&Me), Rachel McAdams (The Notebook, Mean Girls) e Marion Cotillard (Big Fish, Inception).
Owen Wilson interpreta Gil Pender o roteirista insatisfeito, apaixonado por Paris, mais propriamente Paris nos anos 20. Ele é um homem agarrado ao passado, repete constatemente que nasceu no ano errado. Tal como o pseudo-intelectual Paul Bates (Michael Sheen) diz, ele repete a falácia "regresso á idade de ouro" que é a "noção errónea que um período anterior era melhor do que aquele em que se vive, uma imperfeição na imaginação romântica dos que têm dificuldades em lidar com o presente." Ao longo do filme com a ajuda das pessoas que conhece depois da meia-noite, Gil percebe que ele está insatisfeito porque a vida é um pouco insatisfeita, o máximo que pode fazer é fazer o que gosta, onde quer e com quer e assim, satisfazer-se o máximo possível. 
A trilha sonora combina com a paisagem maravilhosa de Paris, para criar uma atmosfera romântica e muito agradável. Depois de ver o filme dá uma grande vontade de ir passear por Paris, pelas ruas, pelos museus, até andar a chuva por lá e simplesmente admirar os luzes, as cores, etc. Rachel McAdams está fantástica, conseguiu deixar a menina querida para encorpar uma mulher impaciente e chata, Owen Wilson mostrou que não vale só para a típica comédia que passa na sessão da tarde, e Marion Cotillard consegue ser a musa dos artistas da época. Resumidamente, todo o elenco esteve muito bem.
Este filme é um hino a Paris e a Arte.
É um filme que adiciona mais a sua cultura e o mesmo tempo tem sabor de filme para toda a gente. É um dos meus filmes preferidos, aconselho vivamente.

Curiosidades:
  • O filme foi provavelmente inspirado no incidente Moberly-Jourdain;
  • Carla Bruni, a ex-primeira dama francesa, entra neste filme como guia do museu;
  • No filme Gil Pender dá uma ideia a Buñuel para fazer um filme sobre um grupo de pessoas que vão jantar no final não conseguem sair, as convenções socias caem e ficamos com quem eles são realmente, Buñuel segui a dica e o resultado está em "Anjo Exterminador", considerado um dos 1000 melhores filmes do mundo.

Espreitem o trailer
https://www.youtube.com/watch?v=CgMMUoXui9M

Sem comentários:

Enviar um comentário